Muito mais do que uma roupa, o 한복 (hanbok) carrega séculos de história, simbolizando harmonia, respeito e identidade cultural. Suas cores vibrantes e linhas elegantes refletem a conexão da Coreia com a natureza e seus valores tradicionais.

Este traje tradicional da Coreia possui uma longa história que remonta à era dos Três Reinos (57 a.C. – 668 d.C.), período em que Baekje, Goguryeo e Silla governavam a Península Coreana, assim como nas dinastias seguintes, como Goryeo (918-1392) e Joseon (1392-1897).

Conheça um pouco mais sobre o hanbok!

Significado cultural profundo do hanbok

Se você acha que o hanbok é uma coisa do passado, está enganado. Ele ainda é usado em ocasiões especiais, como casamentos, feriados e cerimônias importantes. Vestir o hanbok carrega em si grandes valores do povo coreano.

A vestimenta reflete princípios do confucionismo, como modéstia e respeito às tradições.

Cores e estilos

O Hanbok é caracterizado por suas cores vibrantes, linhas graciosas e design elegante. O modelo pode variar dependendo da região.

As cores do hanbok têm significados. Elas podem representar status social, idade e até significados espirituais, como pureza, longevidade e prosperidade.

Veja alguns significados das cores dos hanboks:

Vermelho representa paixão e boa sorte.

Azul simboliza calma e espiritualidade.

Rosa representa inocência e feminilidade.

Branco significa pureza e integridade.

Verde simboliza juventude e vitalidade.

Amarelo carrega o sentido de realeza e nobreza, antigamente exclusivos da família real, os hanboks amarelos agora são usados em ocasiões especiais para simbolizar a realeza e reforçar a ligação com a herança histórica da Coreia.

Roxo simboliza riqueza, elegância e sofisticação, historicamente usados ​​por oficiais de alto escalão, os Hanboks roxos são escolhidos para ocasiões especiais para mostrar um senso de gosto refinado.

Tipos de Hanbok

Hanbok feminino

O hanbok feminino possue duas partes principais: 저고리 (jeogori) blusa curta com mangas largas e a 치마 (chima) saia longa e rodada. As mulheres também costumam usar alguns acessórios.

Hanbok masculino

Os homens também utilizando uma 저고리 (jeogori) com corte reto e 바지 (baji) calça larga. Às vezes os homens usam um 배자 (baeja), que é um tipo de colete curto, por cima da 저고리.

Também podem alguns tipos de sobretudo longo, usado em ocasiões formais, chamado de (po).

Hanbok infantil

Geralmente mais coloridos e com laços decorativos, simbolizando proteção e sorte.

O hanbok do 1º aniversário

Os bebês que crescem saudáveis usam no seu primeiro aniversário um 색동 저고리 (saekdong jeogori), que é um tipo de jaqueta multicolorida, utilizando tecidos de 5 cores (vermelho, amarelo, azul, verde e branco) costurados juntos, para desejar que a criança aceite apenas o bem e rejeite o mal.

Tradição e modernidade

Embora a essência do hanbok tenha se mantido ao longo dos séculos, seu design e estrutura evoluíram com o tempo, refletindo as influências de diferentes períodos, padrões estéticos e transformações culturais.

O modelo usado atualmente pelos coreanos se assemelha bastante ao hanbok da segunda metade da Dinastia Joseon, caracterizado por tops ajustados e calças mais soltas.

Hoje, o hanbok moderno (개량한복 – Gaeryang Hanbok) tem versões adaptadas para o dia a dia, além de inspirações na moda K-pop e K-dramas!

Não-coreanos podem vestir hanbok?

Lembra o que um hanbok simboliza o respeito à cultura e tradição da Coreia? Por isso pessoas não coreanas podem vestir o hanbok ter essa experiência cultural tão bela e valiosa.

Inclusive alguns palácios na Coreia há muitas lojas onde você pode alugar um hanboks. Além disso, em palácios como Gyeongbokgung e Changdeokgung, se você usar um hanbok na sua visita, pode entrar de graça!

Mais cultura coreana

Se você é apaixonado por cultura coreana, veja mais posts interessantes na nossa seção só sobre Cultura Coreana.

Fontes:

Shares: