Hoje, 9 de outubro, celebramos o Dia do Hangul (한글날), uma data que comemora a criação de um dos sistemas de escrita mais lógicos e eficientes do mundo: o alfabeto coreano.

Criado em 1443 e proclamado em 1446 pelo Rei Sejong, o Grande, o Hangul nasceu de um profundo desejo de empoderar o povo. Antes de sua existência, a escrita na Coreia era dominada por complexos caracteres chineses (Hanja), acessíveis apenas à elite. O Rei Sejong visionou um alfabeto que todos, independentemente da classe social, pudessem aprender e usar facilmente.

Genial e revolucionário!

As formas das consoantes foram inspiradas nos órgãos de articulação da fala – a boca, a língua, os dentes – enquanto as vogais se baseiam em elementos filosóficos que representam o céu (ㆍ), a terra (ㅡ) e o homem (ㅣ). Essa lógica intrínseca faz do Hangul um alfabeto incrivelmente fácil de aprender.

Como diz o ditado atribuído aos seus criadores: “Um homem sábio pode aprendê-lo antes que a manhã termine; um homem tolo pode aprendê-lo no espaço de dez dias.

Graças ao Hangul, houve um grande avanço em todas as áreas do conhecimento na Coreia, o que a fez alcançar taxas de alfabetização impressionantes e desenvolveu uma identidade cultural e literária única e forte.

Dia do Hangul é data oficial em São Paulo

O Estado de São Paulo incluiu o Dia do Hangul em seu calendário oficial! Promolugado pela Lei Nº 18.197/2025), o Dia do Hangul passa a ser celebrado todo dia 09 de outubro.

Também em celebração ao Dia do Hangul, o Centro Cultural Coreano Brasil publicou um Guia de Uso dos Termos relacionados à Cultura Coreana.

Segundo o Centro Cultura, o propósito deste guia é incentivar as pessoas a usarem os termos da cultura coreana da forma certa, mostrando como simples fato de nomear algo corretamente é um gesto de profundo respeito cultural, de valorização da identidade da Coreia.


Neste Dia do Hangul, celebramos não apenas um conjunto de letras, mas a visão de um rei, a democratização do conhecimento e o poder da linguagem para unir uma nação.

Parabéns a todos que estudam, falam e amam este idioma incrível!

Shares: