Na Coreia do Sul, o sistema numérico usa dois conjuntos de números: os números nativos coreanos (한국어 숫자) e os números sino-coreanos (한자 숫자). Cada sistema é usado em contextos diferentes, o que pode parecer confuso para quem está começando a aprender coreano, mas é uma etapa que precisa ser superada. Veja aqui um resumo sobre os dois:
1. Números Sino-Coreanos
- Baseados no chinês e são utilizados em contextos formais, datas, dinheiro, números de telefone, andares de edifícios, minutos em horários, ano, mês e dia, contagem de números grandes.
- Os números sino-coreanos são formados em sua maioria por combinações entre si, por exemplo, aprender de 1 a 10 já te fornecerá conhecimento para saber dizer vários outros números: 일 (1), 이 (2), 삼 (3), 사 (4), 오 (5), 육 (6), 칠 (7), 팔 (8), 구 (9), 십 (10).
- Ao aprender de 1 a 10, logo você consegue aprender facilmente até 99. Por exemplo, 11 é 십일 (10+1), e 20 é 이십 (2×10). E assim por diante.
- Alguns números possuem “nome próprio” que também será combinado com os demais números. Por exemplos 백 (100), 천 (1,000), 만 (10,000).
- Na Coreia, assim como em outros países, usa-se a vírgula para separar os grupos de três dígitos em números grandes, por exemplo aqui no Brasil escrevemos 1.000 (mil), na Coreia devemos usar a vírgula ao invés do ponto: 1,000
Conheça os números sino-coreanos clicando aqui.
2. Números Nativos Coreanos
- Usados principalmente para contagem de objetos, pessoas, horas e idade.
- Os números nativos exigem uma unidade de contadores para cada tipo de contagem: 명 (pessoas), 개 (coisas/objetos), 병 (garrafas), 마리 (animais), etc.
- Os números nativos coreanos vão de 1 a 99, com alguns exemplos como 하나 (1), 둘 (2), 셋 (3), 넷 (4), 다섯 (5), e dez é 열. Eles têm algumas variações quando usados com contadores. Por exemplo, ‘um’ pode ser 하나 sozinho, mas 한 명 (uma pessoa) junto a unidade de contagem.
- Para números a partir de 100 usamos sino-coreano.
Dicas para Estudo
- Aprenda as situações onde cada sistema é mais usado. Isso ajuda a lembrar qual usar.
- Pratique contando objetos e pessoas para se familiarizar com os números nativos e pratique preços e datas com sino-coreanos.
- Aos poucos, os contextos de uso vão se tornar mais naturais.
Lembre-se de que o uso correto dos sistemas numéricos melhora a comunicação em coreano e é uma parte importante do aprendizado da língua!
Aprender números em coreano não é uma tarefa fácil, mas é uma etapa que o estudante de coreano não pode pular de jeito nenhum. Então vá com calma, pratique e não desista!